The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Os eurodeputados ouviram as vozes de mais de 200 000 cidadãos e votaram uma proposta que prevê melhorias importantes à proposta apresentada pela Comissão Europeia para impedir que os produtos que causam desflorestação entrem no mercado da EU.
O Parlamento Europeu concordou sobre a necessidade de incluir "outras terras arborizadas" além das florestas, mais controlo dos produtos, definições mais claras para termos importantes como "degradação florestal" e um âmbito de produtos mais alargado.
No entanto, ainda há caminho a percorrer! Esta proposta não inclui todos os outros ecossistemas naturais e deixa de fora ecossistemas importantes como os prados e zonas húmidas. Durante anos, a desflorestação tem escorregado por declarações bem intencionadas para parar a desflorestação e a degradação das florestas. Tanto que cada ida às compras contribui para a destruição de ecossistemas vitais como o Cerrado, Pantanal e Amazonas, pondo em perigo a vida selvagem e as comunidades locais.
AS PRÓXIMAS SEMANAS SERÃO DECISIVAS
Seguem-se agora as negociações entre a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os Estados-Membros onde o objetivo passa por acordarem sobre o texto final da lei. Esperam-se negociações difíceis já que o Parlamento foi mais ambicioso do que os Estados-Membros.
Irão os Estados-Membros ouvir os seus cidadãos?
A UE é responsável por 16% da desflorestação associada ao comércio internacional. As florestas, savanas e outros ecossistemas estão a ser destruídos a um ritmo alarmante, para dar lugar à produção de carne, laticínios, óleo de palma, café e chocolate que consumimos na Europa.
Mas temos uma oportunidade única para mudar isto! Neste momento, os governos da UE estão a discutir uma nova legislação para reduzir o impacto do consumo da UE na natureza e nos direitos humanos, bem como de responsabilizar as empresas e instituições financeiras.
Precisamos que esta lei seja robusta! Queremos pedir aos nossos ministros que defendam uma lei forte sobre desflorestação para a UE.
A agricultura destrutiva leva à degradação das florestas e de outros habitats naturais. Sem saberem, os Europeus consomem produtos que contêm ingredientes provenientes de áreas desflorestadas e de outros habitats destruídos, como as savanas.
Em 2020, tivemos uma oportunidade única de travar a desflorestação, através de uma consulta pública aberta pela Comissão Europeia sobre a criação de uma nova lei europeia incidente nos produtos ligados à desflorestação.
Através da campanha #Together4Forests, reunimos mais de 1 milhão de assinaturas para essa consulta pública! Pessoas em todo o mundo uniram-se para exigir à UE uma lei forte contra a entrada de produtos ligados à desflorestação na Europa e enviar uma poderosa mensagem: está na hora da UE deixar de ser parte do problema e tornar-se parte da solução.
Estas assinaturas foram entregues à Comissão Europeia, num evento online, a 14 de dezembro de 2020. A lei está ainda a ser escrita pela Comissão Europeia e estamos a desenvolver esforços para garantir que a mesma contempla tudo o que as pessoas subscreveram na consulta pública.
Agradecemos a cada um de vocês pelo apoio. A WWF estará presente em todas as etapas do caminho para garantir que a UE segue em frente, apresentando uma proposta legislativa forte e ambiciosa em 2021.
Estamos #JuntosPelasFlorestas.